Select Page

Frigoríficos para Autocaravanas e Caravanas

Para qualquer caravanista um dos elementos mais importantes e dispendiosos é o Frigorífico para a sua Caravana ou Autocaravana. A escolha do seu frigorífico torna-se assim uma das decisões mais importantes a considerar.

Se essencialmente quer manter a sua independência e tornar as suas viagens o mais agradáveis possíveis, mantendo uma elevada qualidade para os alimentos e as bebidas ,fique a saber que tipos de Frigoríficos existem para a sua Caravana.

Frigoríficos de Absorção

Frigorifico Absorção

Os frigoríficos de absorção, também por vezes chamados de trimistos podem funcionar a 12V, 230V ou a gás.

Esta opção é a mais utilizada em caravanas e autocaravanas, sendo equipamentos silenciosos e quando bem afinados produzem um muito bom frio. Têm no entanto algumas limitações quando o diferencial da temperatura exterior com a do interior é superior a 30ºC.

Os mais antigos têm o congelador pequeno o que limita bastante a conservação de alimentos para alguns dias. Os mais recentes já têm um congelador de boas dimensões e são pormenores sempre a ter em conta.

Uma das vantagens é que por terem 3 formas de serem alimentados podem trabalhar 24h/24h.

Possuem no entanto o inconveniente de gerarem muito calor na parte traseira, o que provoca um aumento da temperatura no interior do local onde está instalado. Outro inconveniente e que quando estão instalados junto à porta notar-se no interior, estando a porta aberta, o cheiro da queima de gás quando está em funcionamento.

Os frigoríficos de absorção não se devem deixar sempre ligados a bateria 12V pelo seu elevado consumo e descarregarem a bateria até ao fim. É uma das razões que nas autocaravanas apenas funcionam quando o motor está a trabalhar, além de que a 12V não conseguem produzir tanto frio.

Alimentados Eléctricamente:

125W a 230V – 0.55A de Consumo Constante

120W a 12V – 10A de Consumo Constante

Alimentados a Gás:

Consumo de 10g/hora a 25g/hora

Frigoríficos de compressor 12V/24V

Frigorifico Compressor

Os frigoríficos de compressora 12V/24V para autocaravanas e caravanas são os que têm um valor mais elevado. Este é um inconveniente e é a razão de não serem tão utilizados como os Frigoríficos de Absorção.

As autocaravanas actuais de valores superiores a 40 mil euros muitas vezes já os trazem com a normal reflexão no preço.

Trabalham no entanto tal como um frigorífico de casa visto terem o compressor eléctrico que trabalhar a 12V/24V. Conseguem no entanto atingir temperaturas baixas mesmo quando se tem altas temperaturas no exterior. Os congeladores podem atingir os -20ºC.

São bastante prácticos e limpos, não requerendo praticamente manutenção a não ser exporádicamente limpar o pó acumulado na ventoinha do compressor.

São silenciosos, consomem pouca energia e não possuem um consumo constante dado que se ligam e desligam quando necessário. Em média ronda os 42W o que se traduz em 3.5A

Os frigoríficos de compressor são os únicos que podem ficar sempre ligados a 12V visto que o seu consumo não é constante e possuem um consumo mais baixo. Possuem também a particulariedade de se autodesligarem quando a carga da bateria baixa de um de terminado ponto, ajudando assim a não danificar a bateria.

Fica aqui no link um exemplo de um Frigorífico de Compressor

Termoeléctricos

Frigorifico Termoelectrico

Os frigoríficos termoeléctricos são muitas vezes chamados de geleiras visto serem de tampa e não de porta.

O seu preço mais baixo está directamente relacionado por terem pouca capacidade e apenas terem a capacidade de baixar a temperatura em cerca de 15ºC a 20ºC em relação à temperatura exterior. Por exemplo se no exterior estiver 35ºC a temperatura conseguida ronda os 15ºC/20ºC o que é muitas vezes insuficiente.

Podem também produzir calor em vez de frio. Basta para isso inverter a polaridade de uma célula chamada PELTIER existente nestes equipamentos. Podem neste vídeo saber mais  modo de funcionamento das células PELTIER.

O consumo constante nos frigoríficos Termoeléctricos ronda os 65W o que se traduz em 5,40A. Algumas já possuem um sistema de autodesligar-se para proteger a bateria de uma descarga profunda.

Conversor 12V/230V

Embora aqui mencionado esta opção não é viável e altamente desaconselhada. Pode-se no entanto adaptar um normal frigorífico de casa através de um conversor de 12V/230V.

Esta solução no entanto gera enormes problemas nos compressores que não estão preparados para os solavancos e muito menos trabalharem nessas condições.

 

Tabela Resumo Frigoríficos Autocaravanas e Caravanas

Tipo Frigorifico Autocaravanas Pros Contras
Frigoríficos Absorção
  • 3 fontes alimentação
  • Geração bom Frio
  • Aumento da Temperatura Ambiente
  • Elevado Consumo Bateria
  • Cheiro a Gás
Frigoríficos Compressor 12V/24V
  • Consumos baixos da Bateria
  • Excelente Frio
  • Preço Elevado
Termoeléctricos
  • Baixo Custo
  • Elevado Consumo da Bateria
  • Diminuta geração de Frio
Frigorífico Doméstico com

Conversor 12V/230V

  • Baixo Custo
  • Elevado nº de avarias no Compressor

 

Artigo gentilmente efectuado por Ruy Moraes

%d bloggers like this: